V Company lança equipamento de automontagem

 

A técnica da automontagem é uma prática amplamente conhecida nos laboratórios. Pode ser usada para fabricar sensores, diodos orgânicos emissores de luz, células solares orgânicas, recobrimento de superfícies e ferramentas, bem como na fabricação de biossensores e outros dispositivos. Também conhecida como camada por camada, trata-se da sobreposição de camadas de filmes finos utilizando duas ou mais camadas iônicas, usando o princípio de adsorção (fixação) física, na qual as moléculas aderem ao substrato pela atração de cargas elétricas opostas. É uma técnica muito simples e de baixo custo, comumente realizada por técnicos de laboratório, de maneira manual.

Assim, os técnicos e engenheiros da V Company, empresa do Cietec, lançaram um equipamento que realiza a automontagem de maneira técnica e altamente qualificada, com a produção de filmes sem o contato manual e de maneira uniforme. Não existe nenhuma máquina semelhante no mercado, pois essa é totalmente autônoma não necessitando de um computador para sua configuração.

A máquina possui cinco compartimentos para béquer, em que podem ser colocadas substâncias diferentes e água, para um processo de lavagem por agitação magnética do filme e retirada de excessos de substrato. Com isso, o filme, preso a um braço mecânico, é mergulhado em cada uma das soluções de acordo com uma seqüência e tempos inicialmente programados no equipamento.

Esse equipamento ainda conta com armazenamento das programações para que os processos possam ser repetidos futuramente. A empresa já forneceu a máquina para cinco instituições de pesquisa – foco de vendas do aparelho – e busca ampliar seus serviços prestados com o uso da máquina, e assim conseguir desenvolver outros equipamentos.